sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

GORDURA DE COCO, “ÓLEO DO BEM”  MITO OU REAL?

A maioria dos países da Ásia e Ilhas do Pacífico consideram o coqueiro como a “Árvore da Vida”, e ao longo da história, o coco como um ótimo alimento, tendo o seu óleo como um espetacular remédio para a cura e prevenção de várias doenças.


Existem algumas poucas gorduras saturadas, que são, de fato, boas para o nosso corpo e o óleo de coco é uma delas, a quase 6 décadas, os especialistas nos fizeram acreditar que quase todas as gorduras saturadas, elevavam o colesterol, causando doenças cardíacas, obesidade e até Alzheimer.

Porém com o passar do tempo, as pesquisas indicam com base nos costumes das populações da Ásia e Ilhas do Pacífico, que extraem em torno de 30 a 60% de suas calorias diárias do óleo de coco, rico em gorduras saturadas, que os índices de doenças cardiovasculares são praticamente quase zero, considerando que o óleo de coco é composto de ácidos graxos de cadeia média (AGCM), que combatem o colesterol, tornando muito baixos os riscos de arteriosclerose e doenças cardíacas.

O óleo de coco natural, que apresenta cerca de 2/3 de ácidos graxos de cadeia média (TCM), é a fonte mais rica de TCM encontrada na natureza, são de fácil digestão, não sobrecarrega o sistema digestivo, é facilmente absolvido pelo fígado, de onde se convertem em energia em vez de armazená-lo em nossas células de gorduras, estimulando o metabolismo e levando consequentemente à perda de peso.

Em nosso organismo, o óleo de coco se transforma e ajuda a destruir as camadas de gorduras com protegem alguns vírus, bactérias, ajudando também no combate ao HIV, herpes, influenza, bactérias patogênicas e protozoários como a Giárdia muito comum no intestino humano.

Diferente de outros produtos vegetais que contêm triglicérides de cadeia longa, que exigem enzimas especiais para a digestão, sobrecarregam o sistema digestivo em especial o fígado e o pâncreas, depositando-se no corpo como gordura e nas artérias sob a forma de colesterol, a gordura de coco rica em ácido caprílico, aumenta muito o poder antimicrobial, notadamente aí está a diferença entre os outros óleos vegetais e o óleo de coco natural, que apresenta cerca de 2/3 de ácidos graxos de cadeia média.

No combate ao diabetes, o óleo de coco é uma poderosa fonte de energia com uma vantagem, não causa picos de insulina na corrente sanguínea e aos seus efeitos debilitantes associados aos carboidratos, sendo perfeito para diabéticos e pré-diabéticos, que se beneficiam com a perda de peso, ganham energia e controlam melhor a evolução da doença.

No campo dos esportes, o óleo de coco ativa o metabolismo e a tireóide, facilitando a perda de peso e reduzindo os depósitos de gordura. É excelente para atletas de quaisquer níveis, pois libera energia com rapidez, melhorando o seu desempenho, sendo indicado também como bom para o coração, em alterações do humor, na compulsão alimentar e para o aparelho digestivo.

É excelente para a pele e em especial associado a dietas para emagrecer, pois o seu consumo constante queima aproximadamente 200 calorias a mais por dia, sem precisar alterar a alimentação, proporcionando a perda de aproximadamente 3 kilos de gorduras no mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário